sábado, 9 de novembro de 2013


ADVÉRBIO – EXERCÍCIOS – 6o. ano


1. Leia o texto:

O celular em nossas vidas

Talvez você ainda não tenha pensado nisso, mas já imaginou que o celular existe há pouco tempo? Basta você assistir à reprise de uma novela de tv de duas décadas atrás e você logo perceberá muitas situações que são bem diferentes das encontradas nos dias atuais, graças ao celular. As pessoas saíam para seus compromissos e só era possível entrar em contato com elas quando chegassem aos seus destinos. Isso contando que lá onde elas estivessem, existisse um telefone “fixo” disponível. O fato é que durante o trajeto, seja ele perto ou longe, as pessoas ficavam incomunicáveis.
Essa pequena caixinha que as pessoas costumam levar dentro de suas bolsas, bolsos ou dependuradas no pescoço provocaram uma grande mudança na nossa sociedade. Antes o telefone se limitava a fazer e receber ligações. Hoje, vários recursos são utilizados: torpedos, e-mails, fotos, vídeos, jogos e outros. Tudo mudou muito depressa e, certamente, mudará muito mais.
Imagine só que a primeira demonstração de um aparelho portátil de comunicação a distância foi feita em Nova York em 1973 pelo engenheiro Martin Cooper.O aparelho que ele usou pesava quase um quilo e media 25 centímetros.
No Brasil, a primeira ligação por celular foi feita na cidade do Rio de Janeiro nomes de dezembro de 1990. O aparelho custava uma fortuna e a conta outra.

Responda:
a)      A finalidade desse texto é:
(   ) contar uma história.
(   ) fazer um anúncio.
(   ) informar.
(   ) fazer uma propaganda.

b)      De acordo com o texto, o celular:
(   ) modificou os meios de comunicação.
(   ) só ocupou o lugar do telefone fixo.
(   ) não alterou o modo de vida das pessoas.
(   ) prejudicou a comunicação entre as pessoas.

c)      No trecho: “Tudo mudou muito depressa e certamente mudará muito mais.” o autor se refere:
(   )  às pessoas.
(   ) às novas tecnologias.
(   ) às novelas.
(   ) ao telefone fixo.

d) De acordo com o texto, a primeira demonstração de um aparelho portátil foi feita:
(   ) no Brasil;
(   ) No Rio de Janeiro.
(   ) Em Nova York.
(   ) no interior.


2. Complete as frases empregando um advérbio do quadro abaixo:

ontem                sempre            depois               aqui             pouco
mal           longe         realmente        provavelmente

a)      Eu _____________________ quis conhecer as praias de Maceió.
b)      ____________________fiz um passeio inesquecível.
c)      Nós gostamos de caminhar ____________________ do jantar.
d)      As pessoas falam _____________________ de coisas que desconhecem.
e)      __________________em nossa cidade temos muitos pontos turísticos interessantes.
f)        Nenhum lugar é ____________________ demais quando a amizade é verdadeira.
g)      As flores da exposição dão _____________________ lindas.
h)      _________________________ teremos que refazer o trabalho de história.
i)        As pessoas costumam ser ______________________ simpáticas com desconhecidos.



3. Substitua as expressões em destaque por advérbios que retratem circunstância de modo.

a) Com calma, o rapaz foi se aproximando dos convidados.

b) Com suavidade, as ondas tocavam seus pés à beira do mar.  

c) Os policiais agiram com cautela, pois qualquer deslize poderia ser fatal.

d) Procurava acariciá-la com carinho, dada a magnitude de seus sentimentos.

 e) Não compareceram ao local determinado, com certeza desistiram do passeio.
.

 f) O menino abriu a porta com violência.

 g) Apalpou as frutas com delicadeza.


4. Analise os advérbios em destaque, classificando-os de acordo com a circunstância que a eles se referem:

(  a ) Intensidade                           ( d ) Tempo
( b ) Lugar                                    ( e ) Modo
( c ) Afirmação                             ( f ) Dúvida

(    ) Hoje fomos surpreendidos com a chegada dos visitantes.
(    )  Não me incomodo com sua impaciência.  
(    )  Talvez eu compareça ao seu aniversário.
(    ) Estamos muito contentes com sua aprovação.
(    ) Alegremente, Pedro se despediu de sua família.
(    ) Os alunos se portaram muito bem.
(    ) Eram pessoas bastante simpáticas.
(    ) Eles certamente assistirão à corrida.
(    ) Talvez as meninas não compareçam.
(    ) Meus irmãos sempre vão ao baile.
(    ) Ali estava o que procurava.


5.
 Complete com advérbios ou locuções adverbiais de acordo com as indicações entre parênteses.
a)      Nossos amigos ________________________________ virão nos visitar. (afirmação)
b)      O hotel será construído ______________________________________. ( lugar)
c)      _______________________________________ não poderei sair com você. (tempo)
d)      O homem abriu _______________________________ a porta. (modo)
e)        _______________________ eu viajarei para a Europa com minha família. (dúvida)
f)       Eles _____________________________ assistirão à corrida. (tempo)
g)      _______________________________ os melhores alunos serão premiados. (afirmação)
h)      Marcelo irá para Londres de _________________. (instrumento ou meio)
6. Leia o trecho do diário abaixo e responda o que se pede.

02/01 – Segunda – feira, 21h.


            Por motivos óbvios, não escrevi ontem. Certo, não são tão óbvios assim – mas a verdade é que ninguém, em sã consciência, escreve no primeiro dia do ano. Ainda mais quando o réveillon foi desastroso como o meu. Não gosto nem de lembrar, mas vamos lá...
            Foi no sítio da família da Bia. Até aí, tudo bem, poderia ter sido divertido. Principalmente por que a Bia tem uns primos lindos, lindos mesmo, e, se eu passei horas me arrumando e tentando domar meu cabelo foi por eles. Bem, primeira decepção da noite: eles não foram. Claro, deviam ter algo mais interessante para fazer do que conhecer a encalhada aqui – hoje faz exatamente duas semanas que não fico com ninguém! Talvez dê para perceber só de olhar, sei lá.
            Mas, tudo bem, a festa teve outros atrativos. A piscina, por exemplo. Combinei com a Bia que à meia-noite nós pularíamos, e o que acontece? Quinze para a meia-noite, minha mãe liga para lá, pedindo aos pais da Bia que me vigiassem PARA EU NÃO PULAR NA PISCINA. É incrível, faz duas semanas que eu já sarei da garganta inflamada e minha mãe ainda se lembra. Não estou falando com ela até agora.
            Espero que o resto do ano seja melhor do que o primeiro dia!
PRATA, Liliane. O diário de Débora. São Paulo: Marco zero, 2003.(adaptação)

Relacione a primeira coluna com a segunda, de acordo com o valor semântico dos advérbios retirados do texto:
(1) Negação                                       (     ) ontem
(2) Tempo                                          (     ) mais
(3) Dúvida                                          (     ) aqui
(4) Intensidade                                   (     ) talvez
(5) Lugar                                            (     ) não

38 comentários:

  1. Muito bom... Estou usando suas atividades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho outro blog com mais atividades: blogsilvanafachinetti.blogspot.com.br. Faça bom uso!!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. manda o gabarito para eu ver se acertei as questoes meu email e matheuspereirasouza2005@gmail.com

      Excluir
  2. Respostas
    1. Tenho outro blog: blogsilvanafachinetti.blogspot.com.br. Tem mais atividades. Faça bom uso!!!!!!

      Excluir
    2. Ótima estou aproveitando bastante com meus alunos. 👏👏👏👏👏👏

      Excluir
    3. Ótima estou aproveitando bastante com meus alunos. 👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  3. oi professora sou o pedro henrique kubica de oliveira do 6 ano b eu no começo do ano vc tinha mandado emprimir pronome e eu tinha imprimido isso a cima
    e hj nem precisei emprimir kkkkkkkk

    parabens professora adorei seu blog

    ResponderExcluir
  4. excelentes atividades ...muito obrigada!

    ResponderExcluir
  5. Só Deu um erro na questão 3 da letra G "As flores da exposição dão <- _____________________ lindas."

    dão e pelo meu ajuste tecnico considero São pois erro de digitação pois no nosso teclado D e S são um do lado do outro.

    Mas o site e muito bom Parabéns

    ResponderExcluir
  6. me mande o gabarito adorei( maryedja@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adorei, parabéns!
    Poderia me enviar o gabarito?
    rosefernandesimoveis@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  8. Adorei! Poderia enviar o gabarito? Meu e-mail é: efabiana.s@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Poderia enviar o gabarito? Meu e-mail é: efabiana.s@gmail.com
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Adorei as atividades. Acabei de com meu filho.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Adorei as atividades . Acabei de estudar com meu filho.

    ResponderExcluir
  13. Adorei. Poderia passar gabarito. Artemiza1301@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei. Poderia passar gabarito. Artemiza1301@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. adorei, vc pode me enviar o gabarito? professoramariana.educacao@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. adorei, vc pode me enviar o gabarito? professoramariana.educacao@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. excelente os exercicios. tem como enviar o gabarito marcia_e_caique@hotmail.com

    ResponderExcluir
  18. excelente os exercicios. tem como enviar o gabarito marcia_e_caique@hotmail.com

    ResponderExcluir
  19. OLA
    ADOREI. PODERIA ME ENVIAR POR FAVOR O GABARITO. ESTOU AJUDANDO MEU FILHO NOS ESTUDOS: marinilda01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. OLA
    ADOREI. PODERIA ME ENVIAR POR FAVOR O GABARITO. ESTOU AJUDANDO MEU FILHO NOS ESTUDOS: marinilda01@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Boa tarde
    Por favor me envie o gabarito
    Obrigada!
    marainfor@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. PARABÉNS! AMEI SUAS ATIVIDADES....ESTOU UTILIZANDO-AS PARA ESTUDAR COM MEU FILHO. OBRIGADA POR COMPARTILHÁ-LAS.

    ResponderExcluir
  23. Posso obter o gabarito para conferência? Excelente exercícios. Parabéns.
    anapaula0030@terra.com.br

    ResponderExcluir
  24. Excelentes exercícios!
    Poderia me passar o gabarito, para o endereço de e-mail hellencarolinegp@gmail.com ?
    Desde já, agradeço.

    ResponderExcluir
  25. muito bom para ajudar meu filho, tem como enviar gabarito para cimei@contabilidademartimafonso.com.br?

    ResponderExcluir
  26. Muito bom as atividades, parabéns!!!
    Favor enviar gabarito para cbreginaldo@gmail.com.
    Obrigadp

    ResponderExcluir
  27. gostei muito facilita bastante nossa vida. por favor envia o gabarito amandhasouz@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Por favor me envie o gabarito. dilmaguirton@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. se tiver como envia o gabarito. leania_08@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Nossa muito bom mesmo. Você pode enviar o gabarito. maracereso@gmail.com obrigada.

    ResponderExcluir
  31. Boa tarde, poderia me enviar o gabarito. Obrigada

    ResponderExcluir
  32. Passei a monitorar o meu filho com este aplicativo e vi tudo o que ele faz no celular e até mesmo o seu tempo de uso, assim posso ter maior controle sobre o que ele faz na internet é muito bom e dá um pouco de tranquilidade saber com quem ele se comunica e onde esta o tempo todo. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-instagram

    ResponderExcluir